National Geographic Brasil – Osório, energia no ar

National Geographic Brasil, edição 129, dez/2010
Código Postal | Osório, RS 95520-000
Energia no ar
Por Rodrigo Trespach  Fotos Tiago L. Trespach

O vento constante por muito tempo soprou apenas problemas sobre a cidade gaúcha. Agora, com o maior parque eólico da América Latina, é sinônimo de lucro e alegria”.

Leia a matéria no site da revista National Geographic Brasil.


National Geographic Society

“Os membros da nossa Sociedade não estarão restritos a geógrafos profissionais, mas incluirão aquele grande número de pessoas que, como eu, desejam promover pesquisas especiais conduzidas por outrem, e servirá para difundir o conhecimento (…) de modo que todos nós possamos entender melhor o mundo em que vivemos.” Gardiner Greene Hubbrad.

Do topo do monte Everest às profundezas do oceano, do mundo pelas lentes de um microscópio às estrelas nas galáxias mais distantes, a National Geographic Society traz informações sobre “o mundo e tudo que há nele” há mais de um século. Mais de dez milhões de membros, além do público mundial que não pára de crescer, recorrem às revistas, aos livros, ao canal de televisão, aos produtos educacionais e ao site da National Geographic Society para aumentar seu conhecimento sobre a terra, o mar e o céu, para se surpreender e se admirar.

A semente deste alcance global foi plantada na capital dos EUA, Washington D.C., no dia 13 de janeiro de 1888. Um grupo de 33 dos principais cientistas e intelectuais da cidade se reuniu no Cosmos Club naquela noite fria para discutir “a viabilidade da organização de uma sociedade para o crescimento e a difusão do conhecimento geográfico”.

Eram homens apaixonados pelo tema, com profissões bem variadas: geólogos, geógrafos, meteorologistas, cartógrafos, banqueiros, advogados, naturalistas e integrantes das forças armadas. O que tinham em comum era o desejo de promover o estudo científico e disponibilizar os resultados para o público.

National Geographic Magazine

A primeira edição da revista foi publicada logo após a fundação da Sociedade em 1888. Até 1960 a capa não tinha fotos, somente textos. Em 1995, a National Geographic começou a publicar em japonês, e foi a primeira edição realizada no idioma local. Atualmente a revista é publicada em diversos idiomas, incluindo japonês, espanhol, hebreu, grego, italiano, francês, alemão, polaco, coreano, português (em Portugal e no Brasil, com as respectivas versões), chinês, tcheco, romeno, russo e neerlandês. No Brasil, onde chegou em 2000,  a revista publica mensalmente hoje cerca de 65 mil exemplares e tem pelo menos 500 mil leitores mês.

Criada há 120 anos com o intuito de ampliar e difundir o nosso conhecimento sobre a terra, a água e o mar. Hoje, a publicação é reconhecida mundialmente e respeitada nas áreas de geografia, cartografia, fotografia, ciência e exploração. A missão da revista foi ampliada em 2006 passando a ser: “Inspirar o mundo sobre todas as maravilhas da natureza, explorando o princípio das ações humanas e nossa contínua jornada, celebrando diferentes culturas, o passado e o presente, para inspirar as pessoas a cuidar do planeta”.

Texto extraído de forma reduzida dos sites da National Geographi Society e da Abril Publicações. Saiba mais sobre a história da sociedade e da revista, leia as edições anteriores e acompanhe o mundo da National Geographic acessando National Geographic Brasil ou site oficial em inglês em National Geographic Society.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!