Büdingen lança livro Aufbruch zu fremden Ufern com trabalhos de Decker, Kehm e Trespach

A Geschichtsverein Büdingen acaba de lançar seu mais novo trabalho, o livro Aufbruch zu fremden Ufern – Auswanderung aus dem Büdinger Land. Trabalho nosso e de mais dois pesquisadores alemães, além do trabalho do arquivo da cidade, a obra é editada pela Geschichtswerkstatt Büdingen.

O primeiro trabalho é do historiador Dr. Klaus-Peter Decker “Auswanderungsbewegungen aus dem Büdinger Land im 18. und 19. Jahrhundert“, onde são problematizados os motivos da emigração para a América do Norte e para o Volga (Rússia). Decker trabalha também o contexto histórico do séculos 18 e 19, onde aldeias, como Wernings e Pferdsbach, no Wetteraukreis, emigraram em massa.

Em “Wernings und seine wechselvolle Geschichte” o historiador Hans Erich Kehm trabalha com a história de Wernings, aldeia alemã que deixou de existir quando toda a população emigrou para os Estados Unidos. Wernings é a aldeia natal da família Triesch, emigrada para o sul do Brasil e estabelecida na colônia de Três Forquilhas.

O artigo “Auswanderer aus dem heutigen Wetteraukreis nach Südbrasilien 1824-1830” é meu trabalho de pesquisa, realizado ao longo dos últimos anos, onde foi possível identificar a origem das famílias estabelecidas em São Leopoldo e no Litoral Norte gaúcho entre 1824 e 1830, o primeiro período imigratório no Brasil.

A última parte do livro traz a lista de emigrantes a partir dos registros da cidade de Büdingen.

O livro, em formato 15×21, com 162 páginas, 45 fotos e 4 mapas ilustrativos, pode ser adquirido no Heuson-Museum, em Büdingen, onde a exposição homônima ocorre até 23 de dezembro de 2012, ou através do site da Geschichtswerkstatt Büdingen. O custo é de 12,00 euros.

Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!