188 anos da chegada do Kranich ao Brasil

O navio Der Kranich, que entre outras trouxe a minha família ao Brasil, chegou ao Rio de Janeiro em 15 de janeiro de 1825, após pouco mais de dois meses de viagem desde Hamburg.

A data de chegada do Kranich no Brasil é confirmada pelo jornal O Diário Fluminense, de 18 de janeiro de 1825, que encontrei na Biblioteca Nacional , em 2009, e não saiu na primeira edição de Passageiros no Kranich (2007), apesar da suposição sobre a data estar correta. Antônio Soares Souza, na Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 1976, já havia mencionado o jornal com fonte de informação, mas a data não foi mencionada em nenhum outro trabalho sobre a imigração publicado posteriormente e até a pouco tempo havia certa dúvida quanto a chegada (entre 15 e 18 de janeiro) deste navio que trouxe nada menos do que 359 imigrantes alemães para o Brasil somente em sua primeira viagem (1824-1825) – destes 282, ou 54 famílias, vieram para o Rio Grande do Sul. Hoje, parece não haver mais dúvidas quanto a isso. O Kranich fez outra viagem ao Brasil, em 1825 , chegando ao Rio de Janeiro em 18 de janeiro de 1826 – data essa já confirmada por vários autores devido a existência, no Arquivo Nacional, da lista de passageiros do navio. O navio, com mais de 30 anos, foi destruído logo após uma terceira viagem ao Brasil, onde não trouxe passageiros, mas produtos comerciais para o nordeste brasileiro.

Após a chegada no Rio de Janeiro as famílias do Kranich foram encaminhadas à São Leopoldo, onde começaram a chegar em março de 1825.

Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!