Os Judeus do Papa

 

Judeus_papa

O historiador inglês John Cornwell escreveu que o Papa Pio XII foi o “Papa de Hitler”. O jornalista investigativo Gordon Thomas pesquisou o outro lado de Eugênio Pacelli – o nome verdadeiro do papa. Ao contrário do caráter antissemita apresentado Cornwell, Thomas encontrou um papa atuando em segredo para salvar a vida de milhares de judeus romanos das câmaras de gás de Auschwitz. Pelos menos 700 mil deles não caíram nas garras de Hitler por influência direta da rede que Pio XII montou no Vaticano para permitir a fuga e dar esconderijos aos judeus perseguidos pela Gestapo.

Se Cornwell baseia sua teoria em documentos oficias de Pacelli enquanto Núncio Papal na Alemanha, Thomas dá voz aos próprios perseguidos. Em uma narrativa envolvente, Os Judeus do Papa (Geração Editorial, 2014) narra a vida no gueto de Roma, a ocupação alemã na capital da Itália e a atuação de diplomatas aliados e nazistas na intrincada e perigosa sociedade formada durante a Segunda Guerra Mundial.

Entre as muitas histórias dos judeus do gueto romano auxiliados por Pio XII está a de ninguém menos do que a do próprio rabino-mor de Roma, Israel Zolli. Ao final do conflito, Zolli não apenas se converteu ao cristianismo como, em homenagem ao papa que o escondera dos nazistas dentro dos muros do Vaticano, adotou um novo nome, “Eugênio” – o nome de Pio XII.

Como no enredo de uma novela – histórica, com base documental e muito bem escrita – Gordon Thomas da vida ainda às vozes de vaticanistas, padres e freiras, membros da Cruz Vermelha, fascistas, oficiais alemães, membros da resistência, espiões e membros das gangues e da aristocracia negra romana; e aponta Eugênio Pacelli com um dos responsáveis diretos pelo auxílio que a comunidade judaica recebeu para escapar do Holocausto. Sem dúvida alguma, um grande contraponto a opinião mundialmente difundida de que Pio XII havia sido uma marionete nas mãos do Führer.

Por Rodrigo Trespach

Para comprar Os Judeus do Papa ou saber mais sobre o livro e o autor, acesse Geração Editorial

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!