Schramm: uma família alemã no RS do século 18

Por Gilson Justino da Rosa,
Genealogista e autor de
Imigrantes Alemães 1824-1853

Você ficou surpreso? Schramm? Sim, mas aqui no Rio Grande do Sul a descendência é conhecida por “Charão” ou ainda como “Xarão”. É necessário, entretanto, algumas explicações. Quase sempre quando falamos em Alemanha, estamos nos referindo aos povos de origem germânica. Sim, porque a Alemanha, como Estado, é um país novo, surgiu, foi unificado, em 1871. Antes, dependendo a época e local, poderia ter outra nacionalidade.

O Schramm que veio ao Brasil nasceu em Brunswick (Braunschweig), cerca de 1700. Na época, era a sede do Ducado de Brunsvique-Luneburge. O cidadão que veio era o médico Johann Adolph Schramm. Ele casou em 27 de setembro de 1727, na Candelária, Rio de Janeiro, com Cecília de Sousa da Conceição.

O casal foi pai de Antônio Adolfo Charão, que em 9 de julho de 1758 casou em Viamão com Joana Velosa Fontoura, filha de João Carneiro da Fontoura, na época capitão do regimento dos Dragões e Isabel da Silva. A descendência de João Carneiro da Fontoura é descrita em Os Antunes Maciel, Uma Linhagem Sul-Rio Grandense, de J.F. de Assumpção Santos.

Casamento de Antônio Adolfo Charão, em 9 de julho de 1758.

Antônio Adolfo foi alferes dos Dragões em Rio Pardo e seus descendentes tiveram participação nas guerras e revoluções do Rio Grande do Sul. Eles constam em Estrangeiros e Descendentes na História Militar do Rio Grande do Sul 1635-1870, de Cláudio Moreira Bento.  Antônio e Joana foram pais de Dorotéia Maria Sofia da Fontoura, João Adolfo Charão, Antônio Adolfo Fontoura Charão, Maria Joana da Fontoura, Manoel Carneiro da Fontoura, Manoel Adolfo Charão e Inácio Adolfo Charão. Talvez tenham tido mais filhos, estes eu encontrei citação.

Em 14 de fevereiro de 1827, chegou em São Leopoldo Nikolaus Heinrich Schramm, nascido por volta de 1791 em Glückstdat, na época Dinamarca, hoje Alemanha, o qual casou em 1828 com Anna Katharina Faller; tiveram 8 filhos. Nikolaus faleceu em 9 de outubro de 1844, em uma queda acidental no rio dos Sinos.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!