Imigrantes Alemães no Litoral Norte Gaúcho: Família Helbig

190 Anos de Imigração Alemã no Litoral Norte Gaúcho 

Em dezembro de 2016 o Litoral Norte Gaúcho irá celebrar os 190 anos da presença alemã na região. Para comemorarmos a data, até lá vamos postar aqui artigos sobre a história e a genealogia das famílias que formaram  a antiga colônia. A maioria delas com material inédito, nunca publicado, como é o caso dos Helbig. A ideia é que no futuro possamos juntar a enorme quantidade de material genealógico (e histórico) sobre a colônia evangélico-luterana disperso e torná-lo acessível ao público interessado.

DIGITAL CAMERA

A família Helbig (Helwig)
O lavrador e evangélico reformado Nikolaus Helbig veio ao Brasil no transatlântico Friedrich Heinrich, navio não fretado pelo Major Schaeffer. O navio saiu de Amsterdã, na Holanda, em 25 de agosto de 1825 e chegou ao Rio de Janeiro em oito de novembro de 1825. Chegou a São Leopoldo em 15 de janeiro de 1826 passageiro (família n.43) da bergantin Carolina, que havia partido do Rio em 15 de dezembro de 1825. Esse navio foi “rondado pela fome e pela morte” e Nikolaus junto com os outros 39 chefes de família assinaram uma queixa contra o desumano comandante do barco pelos maus tratos sofrido durante a viagem, em quatro de janeiros de 1826 (assinatura n.17).

Em setembro de 1826 a família retornou a Porto Alegre para integrar a caravana organizada por Gordilho de Barbuda, que formaria a Colônia de Três Forquilhas. A família Helbig declara em dois de abril de 1856 suas propriedades na colônia: Nicolau Helbig “declara que possui cem braças de terras de frente e oitocentas de fundos [220 x 1.760m], fazendo frente no rio das Três forquilhas, fundos, a rumo leste, até o rio do major Lemos”; Daniel Helbig “declara que possui dezessete braças de terras de frente e oitocentas [37,4 x 1.760m] de fundos fazendo frente no rio das Três Forquilhas, e fundos, a rumo do leste, até no rio do major Lemos”. Ambas as propriedades localizavam-se no lado esquerdo do rio Três Forquilhas território do atual município homônimo. Mas Daniel ainda declarou “cinquenta braças de frente por mil e seiscentas braças de fundos”, em março de 1856, no lado direito do rio Três Forquilhas, atual município de Itati.

Por Rodrigo Trespach

Solicite a história e genealogia da família Helbig (Helwig), clique aqui.

Caso você queira criar sua própria árvore genealógica, sugerimos que você baixe o Family Tree Builder, o programa de genealogia da nossa parceira MyHeritage.

Se achou nosso trabalho importante e deseja colaborar com ele, clique no botão abaixo e faça uma doação em qualquer valor.




Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!