O jornalista carioca Ricardo Viveiros, autor de Alphaville 30 anos, amplia sua bibliografia sobre a história da região de Parnaíba narrando em A Vila que Descobriu o Brasil (Geração Editorial, 2014) a história de mais de quatro séculos de Santana de Parnaíba, a cidade paulista nascida às margens do rio Tietê, berço das primeiras Entradas e Bandeiras, fundamental no estabelecimento português do Brasil.
Santana de Parnaíba que era a base para as expedições exploratórias e também o posto de vigilância para impedir que aventureiros castelhanos, ou índios hostis, atacassem as então vilas de São Paulo e São Vicente, sede da capitania.
Em A Vila que Descobriu o Brasil – A incrível história de Santana de Parnaíba Viveiros passeia pela genealogia e pela toponímia paulistana, passa pela história da capitania, as primeiras vilas, os primeiros colonos e proprietários, a coexistência entre padres, portugueses e indígenas.
De forma sucinta, nem por isso superficial, narra desde a história da matriarca Suzana Dias e de outros personagens que marcaram o Brasil Colonial, passando pela Febre do Ouro, a busca pelas Esmeraldas, o Café, o desenrolar da República durante o século XIX até os dias atuais. A história do Brasil, sob o viés dos parnaibanos.
Por Rodrigo Trespach
Para comprar o livro ou saber mais sobre a obra, acesse o site da Geração Editorial.