AELN na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre 2014

Antologia

Os escritores da Academia de Escritores do Litoral Norte gaúcho – AELN autografam a quarta antologia do grupo na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre dia 08 de novembro, sábado, às 16 horas, no Memorial do Rio Grande do Sul. Um dos maiores eventos literários da América Latina, a feira, que iniciou no último dia 31 de outubro, movimenta o mundo literário até o dia 16 de novembro.

Antologia IV da AELN

O quarto trabalho do grupo foi publicado pela editora Evangraf, de Porto Alegre/RS, com projeto gráfico de Denilson Trespach e arte de capa com a pintura da artista plástica e escritora Silvania Anderson. A obra possui o trabalho de 18 escritores gaúcho-litorâneos, todos membros efetivos da AELN.

Os 18 escritores da AELN: Almeri E. de Souza, Artur P. dos Santos, Carmem R. de Oliveira, Célia Victorino, Elza Montano, Evanise Bossle, Heloisa Mascolo, Leda Saraiva Soares, Mário Feijó, Silvania Anderson, Solange Barbosa, Suely Braga, Titi Martins, Felipe Daer, Maria de Lourdes Borges,  Luiz Alberto Pedroso, Mariza Simon, Ulda Melo e Rodrigo Trespach.

60ª Feira do Livro de Porto Alegre Paraça da Alfândega

História da Feira de Porto Alegre

Foi sob o slogan “Se o povo não vem à livraria, vamos levar a livraria ao povo” que nasceu a Feira do Livro de Porto Alegre, em 1955. A partir do esforço de um grupo de livreiros, mobilizados pelo jornalista Say Marques, que havia visitado uma feira semelhante na Cinelândia, no Rio de Janeiro, 14 barracas foram instaladas na então denominada Praça Senador Florêncio, hoje Praça da Alfândega. Foi a primeira vez que os livros ocuparam o espaço embaixo dos jacarandás floridos, no coração da capital gaúcha.

A ideia de vender livros ao ar livre era justamente para quebrar o tabu de que a livraria era um lugar de elite. Os livreiros queriam popularizar o livro e incentivar a leitura, e, aos poucos, o objetivo foi alcançado. Logo na segunda edição, em 1956, surgiram as sessões de autógrafos. A iniciativa que começou de maneira informal, para aproximar escritores e leitores, se transformou em uma das principais atrações.

No decorrer dos anos, muitas tradições se mantiveram, outras se renovaram, a Feira ampliou os seus limites, consolidou a sua programação cultural e modernizou-se. Hoje, é reconhecida nacional e internacionalmente como o maior evento do gênero a céu aberto nas Américas.

Em 2006, a Feira do Livro recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República. Em 2010, foi registrada como patrimônio imaterial da cidade de Porto Alegre pela Secretaria Municipal de Cultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa da AELN/Feira do Livro de Porto Alegre

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!