70 anos do Dia da Vitória na Europa

Em 7 e 8 de maio de 1945, o Alto Comando da Wehrmacht assina em Reims e Berlim a capitulação incondicional do Terceiro Reich ante às Forças Aliadas. Era o final da Segunda Guerra Mundial na Europa, cinco anos e meio após seu início.

hist_us_20_ww2_pic_ger_berlin_russian_part

Em 6 de maio de  1945, o general Alfred Jodl (1890-1946), Chefe do Estado-Maior do Oberkommando der Wehrmacht (OKW), o Alto Comando da Wehrmacht ou Alto Comando das Forças Armadas, chega a Reims, na França e seguindo as instruções do almirante Karl Dönitz (1891-1980), que Hitler (1889-1945) havia feito Staatsoberhaupt e Reichspräsident, Chefe de Estado e Presidente do Reich,  ofereceu a rendição de todas as tropas que estavam combatendo os aliados ocidentais.

O Comandante Supremo das Forças Expedicionárias Aliadas, general Dwight D. Eisenhower (1890-1969), ameaçou romper todas as negociações, a menos que os alemães concordassem com uma rendição incondicional. Eisenhower deixou claro ao Gal. Jodl que poderia manter as linhas de combate próximas aos soldados alemães, forçando estes a submeter sua rendição aos soviéticos.

Jodl enviou um comunicado a Dönitz, que estava em Flensburg, na Alemanha, o informando sobre a declaração de Eisenhower. Pouco depois da meia-noite, Dönitz admitiu que não havia outra saída e aceitou a rendição completa e incondicional da Alemanha.

Rendição Alemã em Reims

Rendição alemã em Reims, 7 de maio de 1945
Na manhã de 7 de maio, no Supreme Headquarters Allied Expeditionary Force (SHAEF), quartel-general do Comando Supremo das Forças Expedicionárias Aliadas, em Reims, o Chefe do Estado-Maior do OKW, o general Alfred Jodl, assinou os documentos de rendição de todas as tropas alemãs ao aliados, que incluía a seguinte frase: “Todas as forças sob controle alemão devem cessar suas operações às 23:01 horas Horário da Europa Central em 8 de maio de 1945.”

WAR & CONFLICT BOOK ERA:  WORLD WAR II/VICTORY & PEACE

No dia seguinte, 8 de maio, o marechal-de-campo Wilhelm Keitel (1882-1946), chefe do OKW, viaja até Berlim e assina um documento similar, submetendo a rendição às forças soviéticas na presença do general Georgi Zhukov (1896-1974), Chefe do Exército Vermelho.

V-E-Day_Stars_and_Stripes_No_285_Paris_8_May_1945

As notícias da iminente rendição alemã chegaram ao ocidente em 8 de maio e as celebrações tomaram conta de toda Europa. Nos Estados Unidos, os americanos amanheceram com as notícias e declararam o dia 8 de maio como o Dia da Vitória na Europa (o “V-E Day”).

Como a União Soviética fica a leste da Alemanha, já era 9 de maio, horário de Moscou, quando a rendição alemã passou a ter efeito, esse é o motivo pelo qual a Rússia e alguns outros países europeus comemoram o Dia da Vitória em 9 de maio.

hist_us_20_ww2_pic_peace_paris

 

Berlin at End of World War II

Confira nossas Dicas de Leitura sobre a Segunda Guerra.

Você também pode assistir vídeos de Berlim após a rendição, em 1945. Indicamos um, de julho de 1945, totalmente a cores: clique aqui.

Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!