A gênese da escola alemã no sul do Brasil

A gênese da escola alemã no sul do Brasil

“A existência da escola de origem alemã na região Sul do país é algo muito conhecido. Mas, o que pouco se conhece é o seu processo de origem, a dinâmica do fazer da escola e, especialmente, os seus objetivos. O leitor encontrará, nas páginas que compõem este livro, o debate sobre essas questões. Este livro explicita o resultado de uma bela e audaciosa pesquisa que aborda a temática da gênese e dinâmica do processo de escolarização dos teuto-brasileiros. A cidade de Blumenau, em Santa Catarina, se constitui referência no que se diz respeito à existência da escola de origem alemã, despertando, assim, na pesquisadora, autora desta obra, a inquietação de conhecer o processo histórico do aparecimento da escola de origem alemã, a sua institucionalidade, a dinâmica do fazer da escola e, particularmente, os seus objetivos e fins. Graças a sua sensibilidade de pesquisadora, consegue fazer uma reconstrução histórica que é explicitada nesta obra. Reconstrói a vida dessa escola, resgata o que ainda existe da escola alemã na cidade e, por meio da fala e da história de vida das pessoas que por essa escola passaram, ousa fazer renascer a própria história escolar alemã. Assim, após desvendar esse universo empírico, o contrapõe a um conveniente e rico referencial bibliográfico na perspectiva de explicar o objeto estudado, explicitando assim a veracidade da sua tese: a de que o objetivo da escola alemã, exteriorizado por meio da sua prática escolar do dia a dia, não era apenas a transmissão do Ensino Elementar escolar dos teuto-brasileiros, mas também a sedimentação de um estilo de vida racional e burguês de hábitos e procedimentos típicos do espírito germânico.”

Lindomar Wessler Boneti
Pontifícia Universidade Católica do Paraná

“[…] mesmo privilegiando o enfoque mais amplo no processo da escolarização no âmbito das escolas teuto-brasileiras na região de Blumenau, o livro de Alessandra Helena Wiederkehr também mostra como, no curso da formação, os alunos aprendiam valores de natureza étnica e cultural que configuravam uma identidade cultural agregada ao ‘espírito germânico’. Por outro lado, recorreu à teoria da ação de Max Weber para compreender a realidade cotidiana de uma comunidade cujas fronteiras sociais estavam marcadas pela língua e cultura diferenciadas da sociedade mais ampla, nacional, brasileira, refletida no processo de escolarização. Trata-se de assunto ainda pouco explorado nos estudos sobre o ensino particular em língua alemã, mas não é o único mérito do trabalho, que contém uma interessante análise sobre o processo de criação da primeira escola alemã por Hermann Blumenau, logo depois da fundação da colônia, e a regulamentação de uma escolarização laica, apesar de o currículo incluir uma disciplina de religião. Apresenta dados sobre a multiplicação das escolas diante da insuficiência das instituições públicas de Ensino Fundamental. Mostra como a produção do ato educativo contribuiu para a sedimentação de bens simbólicos que conformam a pertença comunitária. Finalmente, traz uma reflexão sobre a racionalidade que orientou as ações educativas de valorização do progresso econômico e da identidade cultural, dois assuntos privilegiados pelo discurso étnico teuto-brasileiro por meio da noção de Deutschtum.”

Giralda Seyferth
Universidade Federal do Rio de Janeiro

A gênese da escola alemã no sul do Brasil
Alessandra Helena Wiederkehr

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1986), especialização em Metodologia do Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2000), mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (2007) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Tem experiência na área da Educação, sendo que seus temas de investigação são: campo e estratégias educativas, políticas públicas e educacionais e história da educação brasileira.

Para comprar o livro ou saber mais sobre a obra, acesse o site da Editora Insular

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!