Quadros Alternados, de Eduard Theodor Bösche

Quadros alternados _Eduard Theodor Bösche

Em 14 de abril de 1825 o alemão Eduard Theodor Bösche, nascido em Hamburgo, desembarcou no porto do Rio de Janeiro. Ele tinha 17 anos de idade e fora contratado como mercenário para lutar pelo Império brasileiro na Província da Cisplatina.

Bösche publicou duas obras sobre o Brasil e a própria atuação no exército imperial. A mais conhecida delas, Wechselbilder – Quadros alternados -, publicada na Alemanha em 1836, foi traduzida por Vicente de Souza Queirós e publicada em 1918 na revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, tendo ganhado uma versão em livro em 1929.  A outra obra, um guia linguístico, foi publicado na Alemanha em 1853.

Quadros Alternados, de Eduard Theodor Bösche, agora publicado pela Oikos, de São Leopoldo, em pareceria com a Editora da Unisinos, foi organizado por Marcos Antônio Witt, Maria Cristina B. Martins e Paulo Roberto Staudt Moreira.

O livro traz o relato que ele faz de sua estada no Brasil, onde permaneceu até 1834. O seu texto, densamente crítico e irônico, nos traz informações sobre imigração, escravidão, história militar, política imperial.

Por Rodrigo Trespach

Saiba mais sobre ou compre o livro no site da Oikos

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!