As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786

As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786

Publicação do manuscrito “Defeza da Ilha de Santa Catharina e do Rio Grande de São Pedro”, elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel – um dos documentos mais antigos e importantes da história de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul – contendo a relação das tropas, armamentos, mapas e dezenas de aquarelas com o levantamento das fortificações e dos uniformes das guarnições existentes nos dois estados do Sul do Brasil.

As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro, de 1786

O fac-símile original é acompanhado de sua transcrição com ortografia atualizada e complementado com: textos introdutórios de contextualização e notas explicativas dos dois organizadores; fotografias das fortificações ainda existentes; outras iconografias da época; glossário técnico ilustrado e bibliografia de referência.

O livro também traz encartado um CD-ROM com o conteúdo integral da obra impressa, acrescido de outros recursos virtuais. Trata-se de publicação que vem contribuir para a pesquisa sobre o cotidiano da vida militar na segunda metade do século XVIII, para o estudo das fortificações portuguesas no Brasil, para a compreensão das origens históricas dos dois estados do Sul, bem como para a valorização da memória e do patrimônio cultural brasileiro.

As Defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786 é organizado por Roberto Tonera, arquiteto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Mário Mendonça de Oliveira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Para saber mais sobre Banco de Dados Internacional Sobre Fortificações acesse www.fortalezas.org – plataforma digital colaborativa desenvolvida na UFSC e coordenada pelo arquiteto Roberto Tonera.

Fonte: Divulgação

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!