7 livros sobre Imigração Alemã que você precisa ter na estante da biblioteca

7 livros que você precisa ler (ou ter na estante da biblioteca) sobre Imigração Alemã no Brasil.

7 livros que você precisa ler sobre Imigração Alemã

Selecionar sete títulos sobre Imigração Alemã no Brasil não é tarefa fácil. Só para reunir os nomes dos grandes historiadores do tema, esse número seria superado sem muito esforço: Ferdinand Schröder, Carlos Oberacker Jr., Carlos Fouquet, Germano O. Moehlecke, Telmo L. Müller, Elio E. Müller, Martin Nicoulin, Hilda Agnes Hübner Flores, Henrique O. Wiederspahn, Aurélio Porto, Klaus Becker, Ellen F. Woortmann, Giralda Seyferth, Emílio Willems, Toni Jochen, René Gertz, Martin N. Dreher e Jean Roche, para citar apenas os mais conhecidos.

Mas alguns nomes circulam também fora da pesquisa científica e colaboram com a divulgação da história da imigração como um todo. Por isso, selecionamos sete títulos que devem fazer parte de qualquer biblioteca sobre o tema (eles não estão listados por ordem de importância):

1. A trilogia de Carlos Henrique Hunsche (e Maria Astolfi): O biênio 1824/25 da Imigração e Colonização no Rio Grande do Sul, O ano de 1826 da Imigração e Colonização no Rio Grande do Sul e O Quadriênio 1827-1830 da Imigração e Colonização no Rio Grande do Sul. Nação, Metrópole e G&W, 1975, 1977 e 2004.

Um dos autores mais conhecidos sobre o tema, Hunsche aliou história e genealogia em vários de seus livros que  se tornaram clássicos da literatura de imigração. A trilogia, seu trabalho mais conhecido, que compreende o período de imigração entre 1824 e 1830, reúne nomes de famílias, listas de navios (costeiros e transatlânticos), datas, documentos, cartas e farto material de apoio para quem pesquisa o primeiro período de imigração. Só o Quadriênio, publicado depois da morte de Hunsche, é composto por 3 volumes com mais de mil páginas cada.

O Quadriênio 1827-1830 da Imigração e Colonização no Rio Grande do Sul

2. Imigrantes Alemães 1824-1853, de Gilson Justino da Rosa. EST, 2005.

Obra de referência, o livro é a transcrição do Códice C-333, o registro de chegada dos colonos, guardado no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, enriquecido com dados complementares sobre a genealogia das famílias nos primeiros 30 anos de imigração no RS.

2014-01-01-ImigrantesAlemaes-1824-1853-C333

3. Imigrantes, de Henrique Bon. Imagem Virtual, 2004.

Obra de referência para imigração em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, a primeira colônia não lusa no Brasil. O livro é enriquecido com dados complementares sobre a genealogia das famílias dos pioneiros e diversos documentos sobre a instalação da colônia.

Imigrantes, de Henrique Bon

4. Os Mercenários do Imperador, de Juvêncio Saldanha Lemos. Palmarinca, 1993.

A mais completa obra sobre a atuação dos soldados de origem alemã no Exército Imperial brasileiro, o livro contém uma lista com mais de 2.750 nomes de alemães que serviram no Brasil entre 1824 e 1830.

Os Mercenários do Imperador

5. Cinco Séculos de relações brasileiras e alemãs/Fünd Jahrhunderte Deutsch-Brasilianische Beziehungen, organizado por Willi Bolle e Eckhard E. Kupfer. Editora Brasileira de Arte e Cultura, 2013.

Edição bilíngue, o livro reúne o trabalho de vários autores que se ocuparam dos muitos aspectos da presença alemã no Brasil, do século 16 ao 19. Autores das áreas das ciências e da literatura prestam uma contribuição para o diálogo entre os dois países e, com seus artigos, estimulam a comparação entre as culturas.

Cinco Séculos de relações brasileiras e alemãs

6. O Sistema de Parceria e a Imigração Europeia, de José Eduardo Heflinger Jr. Unigráfica, 2014.

O livro bilíngue é resultante dos 30 anos de estudos empreendidos pelo pesquisador em arquivos brasileiros e europeus. Os textos inéditos traduzidos do alemão gótico, francês e português arcaico, recheados com 200 ilustrações raras, constituem uma viagem ao século XIX, revelando curiosidades alusivas à imigração pelo Sistema de Parceria, ocorrida nas fazendas de café da Província de São Paulo.

O Sistema de Parceria e a Imigração Europeia

7. Imigração e Colonização: Legislação de 1747-1915, organizado por Luiza Horn Iotti. EDUCS, 2001.

Obra de referência quanto as leis de imigração e colonização no Brasil, o trabalho de Luiza Horn Iotti compreende todas as leis imperiais e provinciais relativas a instalação de estrangeiros no país.

Imigração e Colonização Legislação de 1747 1915

Você pode saber mais sobre o assunto, acessando Imigração Alemã no Brasil ou a página no Facebook. Ou acesse o site do Instituto Martius-Staden, em São Paulo, dono do maior acervo de Imigração na América Latina.

Por Rodrigo Trespach

 

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!