O livro do jornalista gaúcho Rafael Guimarães A Dama da Lagoa (Libretos, 2013) é a reconstituição de um misterioso assassinato ocorrido em Porto Alegre, em 1940.
Heinz Werner Schmeling e Maria Luiza Häussler, jovens da alta sociedade de origem alemã, deixam juntos o baile na Sociedade Germânia no dia 18 de agosto. No dia seguinte, Schmeling é encontrado sozinho, ferido e transtornado. Dois dias depois, o corpo da jovem foi encontrado a mais de 100 km de distância, na Lagoa dos Barros, em Osório, amarrado a tijolos.
A história do amor trágico de Schmeling e Häussler – chamada pelos familiares de Lisinka – abalou a sociedade porto-alegrense da época, envolvida com o Estado Novo de Getúlio Vargas e o início da Segunda Guerra Mundial.
Guimarães recria a atmosfera intrigante do julgamento do caso, dois anos depois, reconstituindo passo a passo o caso, com base no relato de familiares, policiais, jornalistas, médicos e advogados, nos jornais Correio do Povo e Diário de Notícias, e no próprio processo judicial da época.
Por Rodrigo Trespach
Saiba mais sobre o livro no site da Libretos
Ou compre o livro no site da Livraria Cultura