Maragatos em Caxias do Sul

Maragatos em Caxias do Sul

O amigo, genealogista, historiador e escritor  Luiz Antônio Alves lançou mais uma obra: Maragatos em Caxias do Sul, seu 100º trabalho. O livro é um recorte de histórias da Revolução Federalista (1893) e Borgista (1923) na região de Caxias do Sul.

Algumas famílias serranas se envolveram nas revoluções e piquetes de revolucionários atacaram Caxias do Sul partindo dos Campos do Raposo sob o comando de Belizário Baptista Soares. Usando fontes quase esquecidas que demonstram a participação de personagens de São Francisco de Paula, São Marcos, Canela e Gramado, além dos distritos da Criúva, Fazenda Souza, Vila Oliva, Santa Lúcia do Piaí, Juá e Cadeinha, na parte final do livro Alves apresenta ainda a genealogia da família Soares, além de outras com os Medeiros, Velho, Vargas, Moura e Paula Silva.

Entre os 100 livros publicados por Luiz Antônio Alves, destacam-se: “Custo de Vida” (Economia), “Santa Paciência” (Poesias), “Memorial Açoriano” (57 volumes, Genealogia), “A Grande Nação” (História e Genealogia), “Os Fundadores de São Francisco de Paula” (História e Genealogia), “Índia Carijó, a mãe dos Lagunistas” (Genealogia). “Criúva, um povoado brasileiro” (Ensaio) e “Linguajar Tropeiro” (Ensaio em parceria com o jornalista sorocabano Sérgio Coelho de Oliveira).

Por Rodrigo Trespach

Para comprar o livro ou saber mais sobre a obra e o autor, acesse o site www.fuj.com.br

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!