Colóquio 200 anos de Adolfo Varnhagen, o Visconde de Porto Seguro

Programação Bicentenário Visconde de Porto Seguro

A Academia Paulista de História, Fundação Visconde de Porto Seguro, Fundação Ubaldino do Amaral, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba e  o Instituto Martius-Staden promovem o colóquio Bicentenário de Nascimento do Visconde de Porto Seguro.

O evento ocorre de 17 a 19 de fevereiro, com atividades em Sorocaba e em São Paulo. Programação completa aqui.

Francisco Adolfo de Varnhagen (17.02.1816 Sorocaba, SP – 26.06.1878 Viena, Áustria), o Visconde de Porto Seguro, é considerado, ainda que isso hoje seja contestado por alguns historiadores, um dos fundadores da historiografia brasileira enquanto conhecimento documentalmente conduzido, recebendo inclusive a alcunha de “Heródoto brasileiro” ou “Pai da História brasileira”.

Filho de um alemão residente no Brasil com uma portuguesa, Varnhagen nasceu em Sorocaba, São Paulo, em 1816. Mudou-se para Portugal aos seis anos de idade, onde pode pesquisar e estudar a história do Brasil nos principais arquivos portugueses.

Varnhagen foi o responsável, por exemplo, por encontrar na Torre do Tombo, em Lisboa, a carta do “Mestre Johannes”, o responsável pela realização das primeiras observações astronômicas em território brasileiro e a identificação do Cruzeiro do Sul, em 1500. Sua obra máxima, História Geral do Brasil, foi publicada em dois volumes, em 1854 e 1857.

Mais informações: (11) 3747-9222
E-mail: contato@martiusstaden.org.br

Fonte: Instituto Martius-Staden

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!