Soldados da Borracha

SOLDADOS DA BORRACHA

O brasilianista Gary Neeleman e a esposa Rose apresentam em Soldados da Borracha (EdiPUCRS, 2016) a história dos brasileiros que trabalharam na coleta do látex da Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Gary esteve no Brasil pela primeira vez na década de 1950 como missionário da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (os mórmons), tendo retornado ao país na década de 1960 como jornalista enviado da United Press International. Atualmente é cônsul honorário do Brasil em Utah, estado onde nasceu.

Como base em bibliografia e documentação diversa, incluindo o acervo do Congresso Nacional dos Estados Unidos, Soldados da Borracha conta em detalhes a história pouco conhecida da participação brasileira na extração da borracha para a produção de equipamentos militares importantes para o esforço de guerra estadunidense.

O livro traz não apenas a íntegra dos acordos entre Getúlio Vargas e Franklin D. Roosevelt, como também a correspondência trocada entre os principais agentes envolvidos em acordos que levaram quase 30 mil brasileiros a trabalhar em regime de quase escravidão em plena floresta amazônica e salvar os Aliados da falta do material importantíssimo para indústria bélica.

Impresso em capa dura, a obra  tem 242 páginas e dezenas de fotos inéditas no Brasil, vindas de acervos norte-americanos. Vale a pena conferir!

Por Rodrigo Trespach

Compre o livro ou saiba mais sobre a obra no site da EdiPUCRS.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!