Populações Fundadoras, o projeto de DNA de MyHeritage

2016-11-18-16-01-42

MyHeritage escolheu mais de cinco mil participantes ao redor do mundo (do Uzbequistão às Ilhas Fiji, da Groenlândia até a África do Sul) para participar de um novo projeto de genealogia: o Populações Fundadoras. Eu fui um dos escolhidos para realizar o teste (meu kit pode ser visto na foto acima).

O projeto tem como base a árvore genealógica de cada usuário (que apresenta antepassados pertencentes a um determinado grupo étnico ou região por várias gerações, as “populações fundadoras”) e os testes de DNA. E MyHeritage tem nada menos do que 85 milhões de usuários no mundo todo, com mais de 2,1 bilhões de perfis em árvores genealógicas.

Quando a primeira fase do Populações Fundadoras estiver concluído, o resultado será um incrível conjunto de dados de DNA de mais de 25 etnias. Mas a ideia é chegar a 100, nas etapas seguintes. 

Como todos sabemos, o DNA é o material hereditário presente nas células do corpo humano, portador de um registro histórico único, que permite rastrear os ancestrais mais primitivos do ser humano moderno. O kit para DNA de MyHeritage irá permitir é que os usuários testem seu DNA, cujos resultados irão revelar informações sobre sua história familiar e origem étnica. Esses dados genéticos poderão ser cruzados com os da genealogia tradicional (ver, por exemplo, meu mapa de localização de ancestrais gerado pelo FamilyMap, do Family Tree Builder, de MyHeritage, abaixo).mapa-de-ancestrais

Se você não foi um dos 5 mil escolhidos para o Populações Fundadoras, pode realizar os testes assim mesmo. O kit de DNA consiste de um simples cotonete para ser esfregado na bochecha por 30 segundos (não é necessário coletar sangue ou saliva). A amostra recolhida é armazenada em frascos apropriados incluídos no kit e depois enviada para análise para o laboratório da empresa nos Estados Unidos por meio do correio. Quando pronto, o usuário é convidado a visualizar o resultado no site do MyHeritage.

Na sua versão inicial, o MyHeritage DNA dispõe de duas funções principais: relatórios étnicos detalhados que fazem o mapeamento da origem étnica e geográfica do usuário, além de matches de DNA para que parentes sejam encontrados. 

Através da genealogia tradicional, sei que sou descendente principalmente de alemães, açorianos, portugueses, índios e negros. Quanto de europeu, ameríndio e africano tem meu DNA e qual etnia será uma novidade entre os meus ancestrais? Quando o meu resultado ficar pronto, divulgaremos aqui no site.

Para pedir um kit, basta visitar o site de DNA do MyHeritageIMPORTANTE: Se você comprou um kit, ao enviar para o EUA, devido a problemas com os Correios MyHeritage recomenda o uso do FedEx. Saiba mais aqui.

Rodrigo Trespach

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!