UFRGS e PUCRS são selecionadas para sediar Centro de Estudos Alemães e Europeu

Com inauguração prevista para janeiro, iniciativa tem o objetivo de promover a colaboração acadêmica nas áreas de Humanidades.

alemanha

Após dois anos e meio de preparativos e projetos, a UFRGS e a PUCRS tiveram sua proposta para o Centro de Estudos Alemães e Europeus aprovada pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Com o objetivo de promover a colaboração acadêmica entre os dois países nas áreas de Humanidades, esse será o primeiro centro do tipo que a Alemanha abre no hemisfério sul. A inauguração está prevista para janeiro de 2017, e a direção, durante o primeiro ano, será realizada pela professora da Faculdade de Direito da UFRGS Claudia Lima Marques.

O centro irá reunir pesquisadores da UFRGS e da PUCRS e se dedicará à discussão de três fenômenos-chave: globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural. Da PUCRS, foram identificados 15 pesquisadores seniores e seus orientandos. Na UFRGS, cerca de 30 pesquisadores e mais de 50 alunos estarão diretamente envolvidos com a atividade nas seguintes unidades:

  • Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – PPG Antropologia social, PPG Ciência política, PPG Filosofia, PPG Políticas públicas, PPG Sociologia;
  • Instituto de Letras – PPG Letras (Germanística e Romanística);
  • Faculdade de Arquitetura – PPG Urbanismo;
  • Faculdade de Direito – PPG Direito;
  • Faculdade de Educação – grupos de pesquisas “Racionalidade e Formação” e “Educação e Envelhecimento” (vinculados ao PPG em Educação)
  • Faculdade de Economia – PPG Estudos Estratégicos Internacionais.

Também participam da iniciativa o Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (Cegov) e o Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (Ilea). O Centro promoverá ainda atividades relacionadas ao estudo do idioma alemão e editais para organização de eventos e para mobilidade de doutorandos e pesquisadores. A Alemanha fornece fomento ao projeto por cinco anos, sendo que o Centro pode ser renovado pelo mesmo período.

Fonte: UFRGS

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!