Caçada à bomba atômica de Hitler

Jornalista britânico escreve sobre as operações Aliadas que impediram a construção da bomba atômica nazista.

Ex-repórter de guerra, o britânico Damien Lewis escreveu dezenas de livros e roteiros de não ficção que figuram na lista dos mais vendidos no mundo. Entre os seus livros mais conhecidos, estão o best-seller Zero Six Bravo e Churchill’s Secret Warriors, ainda inéditos no Brasil, e Caçadores de Nazistas (Cultrix, 2016).

Em a Caçada à bomba atômica de Hitler (Cultrix, 2017), Lewis descreve em detalhes as três operações britânicas que objetivaram destruir a usina hidrelétrica de Vemork, na Noruega, responsável pela produção de óxido de deutério, a “água pesada”, usada na fabricação da bomba atômica.

Além dos detalhes das operações Grouse, Freshman e Gunnerside, Lewis trata do lado humano do agentes do SOE, o Serviço de Operações Especiais inglês e da resistência norueguesa, essencial para o exito das operações que destruíram as possibilidades da vitória de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. A trajetória de John Skinner Wilson, Joachim Ronneberg (comandante da Gunnerside), Jens Poulsson (comandante da Grouse), Einar Skinnarland e Odd Starheim (“Cheese”), entre outros, estão presentes na narrativa da multifacetada e complexa rede de espiões e agentes aliados e nazistas.

Por Rodrigo Trespach

Saiba mais sobre a obra no site da Cultrix.
Para saber mais sobre o autor, visite o site (em inglês) www.damienlewis.com

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!