SPQR – Uma história da Roma Antiga

Resultado do que há de mais recente em pesquisas sobre o tema, livro de historiadora inglesa revela o novo olhar da historiografia sobre a Roma Antiga. 

Professora do King’s College, em Londres, e da Universidade de Cambridge, Mary Beard é autora de mais de uma dezenas de livros sobre a Roma Antiga. Seu mais recente trabalho, SPQR – uma história da Roma Antiga, publicado agora no Brasil pela editora Planeta com o selo Crítica, é considerado sua obra-prima.

Dividido em doze capítulos temáticos, SPQR – abreviação romana para “Senatus Populus Que Romanus”, O Senado e o Povo de Roma – cobre mil anos da história romana, mas não de forma cronológica. Beard dedica-se à análise da política, da economia e do cotidiano do maior império que a humanidade conheceu, reunindo releitura de obras clássicas, a vasta bibliografia existente e as novas pesquisas arqueológicas, principalmente entre o primeiro século antes de Cristo e os dois primeiros séculos da Era Cristã, o auge do Império Romano. 

“Após 2 mil anos”, escreve a historiadora, Roma “continua na base do pensamento e da política ocidental, daquilo que escrevemos e do modo como vemos o mundo e nosso lugar nele. Surgida às margens do Tibre, no Lácio,  região central da moderna Itália, Roma legou ao mundo ocidental as ideias de liberdade e cidadania, o direito e a estrutura política, com termos tão atuais como “senadores” e “ditadores”, além de expressões igualmente “modernas” como “presente de grego”, “pão e circo” e “tocar violino enquanto Roma arde”.

Resultado de três décadas de pesquisas na área, Beard demonstra erudição sem cair na enfadonha narrativa carregada de temos técnicos e acadêmicos – embora algumas citações possam escapar ao leitor menos familiarizado com a história da Antiguidade.

Em SPQR, Beard discorre sobre a literatura romana e a vida política das famílias ricas do império, melhor documentadas, assim como sobre a vida de escravos e camponeses. Auxiliada  pelas novas descobertas arqueológicas, na própria Roma e no Mediterrâneo, questões sobre o direito à propriedade, sexo e casamento, o papel da mulher e o das crianças na sociedade, o desenvolvimento do comércio, o dinheiro e a medicina da época também são tratadas na obra – muitas vezes tomando como base comparativa a vida do célebre filósofo, político e orador Marco Túlio Cícero.

SPQR – uma história da Roma Antiga é obra de referência sobre Roma, mas, sobretudo, para interessados em compreender a civilização ocidental.

Por Rodrigo Trespach

Saiba mais sobre a obra no site da editora Planeta.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!