Stalin: Triunfo e Tragédia

Nova Fronteira lança box com segunda edição de Stalin: Triunfo e Tragédia, biografia reveladora do mais cruel ditador do século XX.

Aproveitando o centenário da Revolução Russa, a Nova Fronteira reedita em edição de luxo livro publicado pela editora em 2004. A nova edição de Stalin: Triunfo e Tragédia, em box, conta com os dois volumes da obra em capa dura.

Escrito pelo coronel-general do exército soviético Dmitri Volkogonov, “Triyumf i Tragediya: politicheskii portret I.V. Stalina”, título original em russo, foi concluído em 1983, mas sua publicação foi proibida pelo Comitê Central do Partido Comunista da URSS.  A publicação só veio a público pouco antes do colapso da União Soviética, no início da década de 1990.

Historiador militar com doutorado em Filosofia e História, Volkogonov teve acesso aos arquivos secretos do PCUS e reuniu farta documentação, até então inédita, sobre o”homem de aço”, aquele que foi por quase três décadas o líder inconteste do mais poderoso país comunista do mundo. 

Com mais de 450 páginas, o primeiro volume da obra abrange os anos de “formação” de Iosef Vissarionovich Djugashvili, que a história conhece apenas por “Stalin”. Da revolução que derrubou o regime tsarista, passando pelo período da política de repressão, com os expurgos no Exército Vermelho e a eliminação de qualquer oposição (real ou imaginária) e a aliança com os nazistas até a eclosão da Segunda Guerra Mundial, em 1939.

No segundo volume, de 320 páginas, Volkogonov se detém na luta de Stalin para derrotar a Alemanha Nazista depois de 1941, a relação com os generais soviéticos e os líderes Aliados, a vitória sobre Hitler, o clímax do culto à personalidade e a morte na dacha de Kuntsevo, em Moscou, em 1953.

Sempre alicerçado pela documentação pessoal do ditador e do PCUS, material que inclui a correspondência secreta trocada com Roosevelt, Churchill, Hitler, Molotov e Zhukov, entre outros políticos e militares, cartas à família, bilhetes, ordens e anotações sobre execuções e questões pessoais, o livro de Volkogonov  foi o pioneiro na divulgação e na análise crítica da biografia de Stalin e na história antiga URSS, servindo de base para a geração seguinte de historiadores.

Stalin: Triunfo e Tragédia é obra indispensável para quem pesquisa Revolução Russa, Comunismo e  Segunda Guerra Mundial. Altamente recomendável!

Por Rodrigo Trespach

Para saber mais sobre o livro, acesse a página da Nova Fronteira

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!