A verdade sobre a tragédia dos Romanov

Historiador francês contesta versão que afirma que a família inteira do tsar Nicolau II foi assassinada.

Ao contrário da versão corrente, a tsarina Alexandra e suas filhas teriam sido salvas da execução, em 1918, e enviadas para a Alemanha conforme um acordo secreto entre o kaiser alemão e lideres bolcheviques. Embora pareça fazer parte da longa lista de histórias e teorias conspiratórias, quem atesta sua veracidade é Marc Ferro, um dos mais conceituados historiadores franceses. O resultado da pesquisa de Ferro está em A verdade sobre a tragédia dos Romanov (Record, 2017).

Se valendo da intricada rede de desinformação promovida pelo governo revolucionário da época – mantida pelos soviéticos por mais de 70 anos -, relatos da família imperial e documentos que pertenceriam as arquiduquesas sobreviventes, Ferro desconsidera as pesquisas feitas desde a década de 1990 e que apontam para o assassinato de toda família. Para o historiador,  um dos principais nomes da 3ª geração da “Escola dos Annales”, autor de uma biografia do tsar Nicolau II e de diversos livros sobre a Revolução Russa, antropólogos e geneticistas estão errados quanto à identidade dos corpos encontrados em Ecaterimburgo.

Ferro defende a ideia, hoje amplamente contestada depois que resultados de exames de DNA deram negativo, de que Anna Anderson seria mesmo Anastácia, a filha mais nova do tsar. De quebra, apresenta foto (de 1958) e documentos das filhas Maria (que teria morrido em 1970) e Olga (supostamente falecida em 1976) – também dadas como mortas em 1918, com base nos testes de DNA das ossadas encontradas.

 A verdade sobre a tragédia dos Romanov é um livro interessante, quase um embate entre a velha pesquisa histórica, quase que exclusivamente documental, e uma nova, com base em tecnologia forense, exames de DNA e diversos outros métodos modernos de análise. Creio, apesar de sua erudição e importância na pesquisa sobre tsarismo e comunismo, que a escola de Marc Ferro foi derrotada.

Por Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com

Para comprar ou saber mais sobre o livro, acesse o site da Record

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!