A ascensão do dinheiro

A editora Planeta deu novo formato à segunda edição de A ascensão do dinheiro, de Niall Ferguson. Livro agora leva o selo Crítica e acabamento em capa dura.

Um dos mais renomados historiadores da atualidade, Niall Ferguson é professor na Universidade Harvard, na Harvard Business School e na London School of Economics , além de ser pesquisador nas Universidades Oxford e Stanford. Além de Civilização, um estudo comparativo entre Ocidente e Oriente, e Império, onde analisa a influência britânica no mundo moderno, A ascensão do dinheiro é uma das mais importantes obras de Ferguson.

A ascensão do dinheiro apresenta estudo realizado pelo pesquisador sobre a história do dinheiro. Explica de forma clara e direta a origem do “dindin”, a funcionalidade dos bancos, as “bolhas”, a crise das hipotecas, as grandes “depressões”, os erros e acertos dos planos econômicos ao longo dos séculos que contribuíram para a ascensão de uma nação ou destruíram sua economia e a de países parceiros.

Por que alguns Estados são potências econômicas enquanto outros são dependentes? Como algumas nações, como a Espanha, acumularam enormes quantias de ouro e não conseguiram manter seu poderio econômico? Qual o motivo de a China ter permanecido estagnada por dois séculos e voltar a crescer e a liderar parte do mercado internacional? Como os Médici e os Rothschild fizeram fortunas?

Ferguson explica tudo, ligando uma história à outra, tecendo uma narrativa brilhante e imparcial. A ascensão do dinheiro é uma obra fundamental para entender o capitalismo, a importância do dinheiro e a diferença que ele faz na vida moderna.

Por Rodrigo Trespach

Saiba mais sobre a obra no site da editora Planeta.
Mais sobre o autor em www.niallferguson.com.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!