7 livros para entender o nazismo

Entender (ou explicar) o nazismo não é tarefa simples; o tema já rendeu centenas de milhares de trabalhos científicos e igual número de publicações em diversas línguas. Para ajudar o leitor a compreender o horror da política nazista e a mente por trás dele (Adolf Hitler), selecionei 7 livros (os livros não estão em ordem de importância e, nem de longe, encerram o debate a respeito do tema):

1. Hitler, de Joachim Fest. Nova Fronteira, várias edições. Obra do jornalista alemão é um clássico. Lançado em 1973, até hoje é uma das biografias mais lidas do ditador nazista.

2. Hitler, de Ian Kershaw. Companhia das Letras, 2010. Com quase 1200 páginas é uma da biografias mais aclamadas sobre Hitler, escrita por um dos maiores especialistas em Segunda Guerra.

3. A trilogia A Chegada do Terceiro Reich, Terceiro Reich no Poder e Terceiro Reich em Guerra, de Richard J. Evans. Selo Crítica, da Planeta de Livros. Obra de peso do renomado historiador britânico, a coleção tem quase 3 mil páginas e disseca o nazismo de sua ascensão até sua queda.

4. O Império de Hitler: a Europa sob o domínio nazista, de Mark Mazower. Companhia das Letras, 2013. Mazower aborda o nazismo sob a ótica da organização político-administrativa. Com Hitler comandou o vasto território ocupado pelos alemães entre 1939 e 1945 – um território que ia da costa da Normandia às planícies da Rússia, do Norte da África à Escandinávia.

O império de Hitler_rodrigotrespach

5. Crer & Destruir: Os intelectuais na máquina de guerra da SS nazista. Zahar, 2015. Apoiado por uma incansável investigação, o autor retraça o destino dos intelectuais que formavam uma das principais elites de Hitler. Brilhantes, jovens e cultos, eles tinham pela frente um futuro notável como advogados, economistas, historiadores e filósofos. Mas preferiram o engajamento nos órgãos de repressão de Hitler, em particular a SS – a famosa e temível unidade de proteção da elite do Partido Nazista – e seu Serviço de Segurança (SD).

arte_CrerEDestruir.indd

6. Ascensão e Queda do Terceiro Reich, 2 volumes, de William L. Shirer. Nova Fronteira. Livro do jornalista e escritor estadunidense William L. Shirer é considerada uma das mais importantes sobre a Alemanha Nazista. Repórter da rádio CBS, Shirer esteve na Alemanha durante muitos anos até 1940, quando a crescente censura das suas emissões pelos nazistas tornaram seu trabalho impraticável.

7. Origens do totalitarismo: antissemitismo, imperialismo, totalitarismo, de Hannah Arendt. Companhia das Letras, 1989. Concebido ainda na década de 1940 e publicado originalmente em 1951, a filósofa judia-alemã analisa a singularidade do totalitarismo como uma forma de governo baseada na organização burocrática de massas e apoiada no emprego do terror e da ideologia. 

Recomendo também meu Histórias não (ou mal) contadas: Segunda Guerra Mundial, 1939-1945, com 15 capítulos que incluem temática variadas sobre o conflito, de personagens ocultos e menosprezados (como as minorias étnicas, os homossexuais e as mulheres), até histórias sobre nazistas, judeus e a vida íntima de Hitler, Churchill, Roosevelt e Stálin.

Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!