O Instituto Martius-Staden lança no próximo dia 25 de novembro, terça-feira, às 19h, a edição comemorativa de nº 60 do Anuário Martius-Staden. O evento acontecerá na sede do Instituto, localizada no bairro do Panamby. A edição foi publicada pela Editora Nova Bandeira, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura.
O primeiro Staden-Jahrbuch foi publicado em 1953 pelo antigo Instituto Hans Staden. Seu editor foi Egon Schaden, descendente de alemães nascido em Santa Catarina, que possuía a cadeira de Antropologia na Universidade de São Paulo (USP). Sua introdução para o primeiro volume do anuário começa com as seguintes palavras:
“O Staden-Jahrbuch tem o objetivo de oferecer uma visão do Brasil e se dirige ao leitor de língua alemã. O anuário só leva em consideração temas que tratem do Brasil, do país e de seu povo, uma limitação que logo traz à tona uma unidade entre o variado material apresentado” (Staden-Jahrbuch, v. 1, 1953, p. 5).
Também é salientado o fato de que se almeja reunir textos com abordagens profundas e competentes, mas ao mesmo tempo escritas em linguagem compreensível para o público geral, um postulado que ainda vale até hoje, depois de mais de 50 anos.
A língua alemã no anuário tem sido mantida através das décadas quase sem exceção. Desde alguns anos, contudo, textos originais em português também têm sido incluídos, com o que se pôde ampliar o público alvo da publicação entre os falantes da língua portuguesa. O anuário do Instituto Martius-Staden é consultado em Publicações universitárias e científicas e está entre as principais publicações no campo da pesquisa latino-americana.
Saiba mais sobre o Anuário Martius-Staden acessando o site.
Programa
Abertura 19h: A História do Instituto
Eckhard E. Kupfer
20h: O projeto “Literatura Brasileira de Expressão Alemã”
Profa. Dra. Celeste Ribeiro de Sousa
No encerramento, será oferecido um coquetel.
Serviço
Lançamento no dia 25/11, às 19h, no Instituto Martius-Staden.
Rua Itapaiúna, 1355 – Panamby
Informações: (11) 3747-9222