Editora austríaca lança livro comemorativo aos 200 anos do Congresso de Viena

A importância do Congresso de Viena, que garantiu 100 anos de paz na Europa, e a incrível logística nos bastidores da histórica reunião, são o tema de um novo livro publicado pela Gerold Verlag.

Exatamente 200 anos após o Congresso de Viena, 23 autores revelam os segredos por trás dessa reunião sem precedentes dos governantes mais poderosos da Europa, que teve lugar em Viena, entre entre setembro de 1814 e junho de 1815, e estabeleceu as bases para um plano de paz que permaneceu até a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

O livro Der Wiener Kongress – Die Erfindung Europas (O Congresso de Viena – a invenção da Europa), abrange um amplo leque, de Napoleão, que em muitos aspectos foi o motivo para o Congresso, o seu impacto na ordem europeia, à força logística na organização de um evento que parecia envolver praticamente todos em Viena.

Caricature_gillray_plumpudding

Tesouros dos Arquivos Estatais
Uma das características do livro são os numerosos manuscritos e documentos do Österreichisches Staatsarchiv apresentados. Além do Ato Final, ele armazena inúmeros documentos históricos para a posteridade, permitindo o leitor descobrir muitos dos detalhes escritos pelos participantes reais no Congresso.

“O Congresso dança e trabalha”
O clichê  “Congresso dançante” é questionado, com um olhar bem pesquisado sobre os bastidores. Além das personalidades históricas, os bailes e outras festividades que ainda estão fortemente associadas a este evento único. Entre os participantes mais proeminentes estava o chanceler do Estado austríaco e ministro das Relações Exteriores príncipe Klemens Wenzel Lothar von Metternich, que é estudado pelo historiador austríaco Manfried Rauchensteiner. Qual foi o segredo por trás do triunfo diplomático?

“Estabilidade através da flexibilidade”
Como o historiador alemão Dieter Langewiesche escreve em seu ensaio, estes 100 anos de estabilidade foram possíveis porque após o Congresso de Viena as potências europeias não isolaram-se de novos acontecimentos, encerrando ou liquidando nas mesas de negociação – sem interromper o equilíbrio do poder – as guerras e revoluções que ocorreram entre 1815 e 1914. Isso formou a base para a gestão da crise internacional que é perseguido hoje pela ONU, OSCE e União Europeia.

Viena – cidade da cultura e da música
As festividades e entretimentos vibrantes dos participantes do Congresso também marcaram o início de uma nova era para a cidade de Viena, em que se tornou famosa em todo o mundo pela sua música e cultura. Era uma época de grandes artistas, como Ludwig van Beethoven, que escreveram obras para comemorar os acontecimentos políticos. Era o tempo de Biedermeier, embora a nova liberdade artística e as liberdades civis logo colidiram com a censura e as autoridades estaduais no que é conhecido como a Era Vormärz.

Para além destes aspectos, que são tratadas em detalhes no livro, há também ensaios sobre as proeminentes e auto-confiantes mulheres que influenciaram o Congresso por trás dos bastidores; e também o Congresso de Viena e suas repercussões no mundo de modo geral, através de sua condenação da escravidão, na emancipação dos judeus e o desenvolvimento das Américas do Sul e do Norte.

Ato Final do Congresso de Viena

Der Wiener Kongress – Die Erfindung Europas abrange uma ampla gama de temas, eventos e desenvolvimentos associados ao Congresso de Viena. As muitas ilustrações e documentos fornecem uma visão mais aprofundada sobre a história desta época fascinante.

Fonte: Wien International /Carl Gerold’s Sohn Verlagsbuchhandlung KG
Tradução e adaptação Rodrigo Trespach

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!