Kodak: “Você pressiona um botão, nós fazemos o resto”

Você se lembra dos dias em que câmeras fotográficas utilizavam rolos de filme e você precisava “revelar” a foto em um laboratório? Hoje, a maioria das pessoas tira fotos digitalmente, seja com smartphones, tablets ou câmeras digitais. E muitas nem sabem que anos atrás não era tão fácil assim fotografar.

Como o Dia do Fotógrafo, ou Dia Nacional da Fotografia, é comemorado no Brasil anualmente em 8 de janeiro, hoje vamos falar sobre um nomes mais conhecidos da fotografia até o advento da era digital.

A primeira câmera fotográfica foi inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. Por isso, o Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto, em homenagem a este acontecimento.

Quase 50 anos depois que o mundo havia sido apresentado pela primeira vez ao daguerreotipo (um estágio primitivo de fotografia que usava chapas metálicas), o inventor e empresário norte-americano George Eastman procurou encontrar uma maneira de tornar a fotografia menos onerosa e mais fácil para que qualquer pessoa pudesse fotografar. As chapas metálicas de cobre (depois de vidro) eram pesadas e exigiam grande tempo de exposição para “capturar ” uma imagem, sem contar no trabalhoso processo que “revelava” as imagens.

Câmera Kodak Original

Em 4 de setembro de 1888, Eastman recebeu a patente para sua câmera de filme de rolo e registrou a marca Kodak. O “filme de rolo” era uma revolução: leve, portátil e mais fácil de se trabalhar.

O nome “Kodak” veio do carinho que Eastman tinha com a letra “K.” Ele achava o K “forte, um tipo incisivo de letra”.  Ele e sua mãe criaram o nome “Kodak” com um anagrama, mas, apesar das discussões a respeito a origem do nome nunca foi descoberta. E Eastman nunca revelou.

Eastman_Kodak_HQ_1900

Em 1892, ele criou a Eastman Kodak Company, em Eastman Rochester, Nova York. A empresa foi a primeira de seu tipo a produzir em massa equipamento de fotografia padronizada. Em 1900, a Kodak introduziu suas famosas câmeras Brownie. Custando apenas US $ 1 (um dólar norte-americano) e utilizando filmes vendidos por apenas 25 centavos, a Brownie era barata e fácil de manusear, permitindo que pessoas simples e de todas as idades tivessem acesso a fotografia.George Eastman em 1890

Cada câmara tinha um rolo de filme suficiente para 100 fotografias. Quando o rolo era concluído, o usuário o enviava novamente à Kodak para ser processado e impresso. O resultado final era uma fotografia circular. A Kodak de Eastman cunhou então o lema “You press the button, we do the rest” (Você pressiona o botão, nós fazemos o resto).Publicidade da Kodak

Popularizando o uso de filme de rolo, Eastman conseguiu trazer a fotografia para o centro das atenções. Pequenas, acessíveis e fáceis de usar, as câmeras da Kodak foram um sucesso instantâneo. As contribuições de Eastman revolucionaram a indústria fotográfica e transformaram a relação do mundo com as imagens. 

Por Rodrigo Trespach

Leia mais sobre a história da fotografia em nosso pequeno artigo para o Almanaque Gaúcho: Uma breve história da fotografia.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!