Imigrantes Alemães no Litoral Norte Gaúcho: Família Kreuzburg (Krás Borges)

190 Anos de Imigração Alemã no Litoral Norte Gaúcho

O imigrante católico Anton Kreuzburg (grafado também Creuzburg e, em Torres, “Krás Borges”), de Lörzweiler, próximo a Mainz, chegou ao Rio de Janeiro no final de 1825. Hunsche mencionou o Friedrich Heinrich como o navio dos Kreuzburg, mas este partiu de Amsterdã, na Holanda, e o passaporte de viagem da família, expedido em Darmstadt em 27 de junho de 1825 e assinado em Frankfurt em 26 de agosto de 1825, indica Hamburgo na Alemanha como porto de embarque.

Kreuzburg

A família chegou a São Leopoldo em 15 de janeiro de 1826, passageiros (família n.34) da bergantim Carolina, que havia partido do Rio em 15 de dezembro de 1825. Esse navio foi “rondado pela fome e pela morte”, mas Anton não assina a queixa contra o desumano comandante do barco pelos maus tratos sofrido durante a viagem, como fizeram 40 chefes de família.

Em setembro de 1826, a família retornou a Porto Alegre para integrar a caravana organizada por Gordilho de Barbuda, que formaria a Colônia Alemã das Três Forquilhas. Como católicos, permaneceram em Torres e mais tarde, em 1828, foram enviados a Colônia São Pedro de Alcântara.

Por Rodrigo Trespach

Solicite a história e a genealogia da família Kreuzburg/Krás Borges, clique aqui.

Se achou nosso trabalho de pesquisa importante e deseja colaborar com ele, clique no botão abaixo e faça uma doação em qualquer valor. Obrigado!




Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!