O fim do Terceiro Reich

O fim do Terceiro Reich_Trespach

Novo livro de Ian Kershaw, autoridade mundial em Hitler, se debruça sobre o fim do Terceiro Reich e os anos finais da Segunda Guerra Mundial na Europa.

O historiador e professor inglês Ian Kershaw é provavelmente um dos nomes mais conhecidos da historiografia sobre Segunda Guerra, especialmente sobre Hitler. Seu primeiro livro sobre o tema foi publicado em 1983. De lá para cá, foram mais de quinze livros, entre eles O Mito Hitler, Hitler – Um perfil do poder, Hitler (uma imensa biografia do ditador), Hitler, The Germans, and the Final Solution, entre outros.

O novo livro, O fim do Terceiro Reich – A destruição da Alemanha de Hitler, 1944-1945 (Companhia das Letras, 2015), se dedica aos dois últimos anos da guerra – os mais destrutivos do grande conflito. Como a Alemanha, apesar de todos os reveses, continuou lutando até a quase aniquilação completa do país? Por que os alemães permaneceram (pelo menos a maioria) fiéis ao regime de Hitler até o fim?

As razões para o colapso da Alemanha são evidentes e bem conhecidas. Por que e como o Reich de Hitler continuou funcionando até o amargo desfecho é menos óbvio. É isso que este livro procura explicar.

Apesar da complexidade dos questionamentos, o livro nem de longe lembra um livro acadêmico com teses, reflexões e terminologia restrita a historiadores. Pelo contrário, Kershaw atingiu o ponto exato onde o trabalho do historiador encontra o escritor de uma narrativa envolvente e agradável ao grande público. Muito diferente, por exemplo, de seu livro Hitler – Um perfil do poder, em que a pesquisa e as reflexões tornam-se, por vezes, enfadonhas.

Além da importância para história, O fim do Terceiro Reich – A destruição da Alemanha de Hitler, 1944-1945 também é o resultado do amadurecimento da narrativa histórica de um renomado pesquisador. Historiadores costumam não ser bons escritores – ao menos quanto ao gosto do público não acadêmico.

Divididas como estavam, as elites dominantes não tinham a disposição coletiva nem os mecanismos de poder capazes de impedir que Hitler arrastasse a Alemanha à destruição total.

Kershaw faz parte do seleto grupo de historiadores que aliou seriedade e credibilidade (necessárias na pesquisa histórica) à qualidade literária. A leitura de O fim do Terceiro Reich é imprescindível!

Por Rodrigo Trespach

Saiba mais sobre a obra no site da Companhia das Letras.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!