Caçadores de Nazistas

Caçadores de Nazistas

Damien Lewis narra em Caçadores de Nazistas um dos capítulos menos conhecidos da Segunda Guerra Mundial: a história do Serviço Aéreo Especial (SAS) britânico. 

Ex-repórter de guerra, o britânico Damien Lewis escreveu dezenas de livros e roteiros de não ficção que figuram na lista dos mais vendidos no mundo inteiro. Entre os seus livros mais conhecidos, estão o best-seller Zero Six Bravo e Churchill’s Secret Warriors (ainda inéditos no Brasil).

Lewis revela em seu novo livro, Caçadores de Nazistas (Cultrix, 2016), que o SAS (o Serviço Aéreo Especial do Reino Unido, também conhecidos por seus soldados como “regimento”) não foi extinto em 1945, como afirma a versão oficial.

Apesar da desmobilização pós-guerra, um grupo de oficiais continuou operando a unidade sob o comando do próprio Winston Churchill e foi mantida em segredo até mesmo do governo britânico, sendo paga e equipada graças a um orçamento clandestino.

Com base em ampla documentação original – como os arquivos da CIA, divulgados em 2007 pelo Ato de Divulgação dos Crimes de Guerra Nazistas; o arquivos do Museu Imperial da Guerra e os Arquivos Nacionais de Kew – Lewis relata no livro como os “caçadores” do SAS descobriram os horrores do regime nacional-socialista e como perseguiram os criminosos de guerra nazistas e os comandantes da SS de 1944 (já próximo da invasão Aliada ao território alemão) e durante a Guerra Fria.

Lewis reconstrói ainda desastres, como a Operação Loyton, quando membros do SAS caíram em mãos de uma divisão Panzer alemã e foram entregues a Gestapo (a polícia secreta nazista), e o surgimento da guerra de inteligência, surgida após a Segunda Guerra Mundial, entre os Aliados ocidentais e a URSS de Stálin.

Uma obra com qualidade e de vulto, o livro peca apenas por não citar, de forma clara, as fontes consultadas – apesar da importância dos arquivos consultados e das entrevistas realizadas com ex-combatentes. 

Por Rodrigo Trespach

Saiba mais sobre a obra no site da Cultrix.
Para saber mais sobre o autor, visite o site (em inglês) www.damienlewis.com 

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!