Brasil e Alemanha lançam selo pelos 500 anos da Reforma Protestante

Nesta quinta-feira (13/04) as empresas de correios do Brasil e da Alemanha lançam simultaneamente um selo e um carimbo comemorativos dos 500 anos da Reforma Protestante ou Reforma Luterana.

No Brasil, o selo entra em circulação nesta quinta-feira (13/04) simultaneamente em três cidades brasileiras: Cuiabá, Curitiba e Porto Velho. No dia 19 de abril, o lançamento será realizado em Porto Alegre e no dia 26, na cidade paranaense de Cândido Rondon. A embaixada da Alemanha em Brasília, celebra a emissão conjunta no dia 19 de maio.

Martin Luther
Ambos os selos levam o retrato de Lutero e a frase “No princípio era a palavra” (“Am Anfang war das Wort”, em alemão), lema também dos festejos dos 500 anos, cujo ponto alto será em 31 de outubro. Neste dia, em 1517, o monge e professor de Teologia Martinho Lutero teria pregado suas 95 teses na porta de uma igreja de Wittenberg, iniciando o movimento de renovação da fé cristã.

O selo, produzido em parceria com o serviço postal da Alemanha, será quase igual nos dois países, diferenciando-se apenas no idioma. O selo brasileiro terá o valor facial de 4,15 reais e o da Alemanha, 0,70 euro, como um selo comum.

A imagem é a mesma para as duas edições. O selo foi concebido pela designer Antonia Graschberger, de Munique, também responsável pelo carimbo, que estampa a Rosa de Lutero, símbolo usado pelo teólogo a partir de 1530, para autenticar suas cartas e obras.
Carimbo

Esta é a segunda vez que os Correios do Brasil prestam homenagem ao mentor da Reforma: em 1983 foi lançado um selo alusivo aos 500 anos do nascimento de Lutero. E é a nona vez que selos brasileiros focalizam a Alemanha. A última série, lançada de 2013, celebrou o Ano da Alemanha no Brasil.

Na Alemanha, o selo entra em circulação nacional também nesta quinta-feira. No início de abril já havia sido lançada no país uma moeda de prata de 20 euros em alusão ao Ano da Reforma.

Ao saudar o lançamento do selo, o pastor Egon Kopereck, presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil disse: “Brasil e Alemanha se uniram para testemunhar ao mundo que a Reforma Luterana foi um marco na história, que trouxe bênçãos para a sociedade em geral e, especialmente, para o mundo cristão.”

Fonte: DW/Correios

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!