Resultado de Populações Fundadoras – projeto de DNA de MyHeritage

No final do ano passado fui escolhido por MyHeritage para fazer parte do projeto de DNA da empresa, o Populações Fundadoras, que reuniu 5 mil pessoas ao redor do mundo. Todos os participantes do projeto receberam um teste de DNA gratuito que permitiu à equipe de cientistas o desenvolvimento de um modelo de distribuição étnica baseado nos dados extraídos. O resultado do projeto foi um conjunto de dados de DNA de 42 regiões étnicas (a ideia é chegar a 100, em etapas seguintes). 

Graças a esta análise, MyHeritage DNA consegue agora indicar aos usuários que realizarem o teste uma porcentagem estimada das etnias que compõe sua herança ancestral, ou seja, sua composição genética

O usuário poderá ver a porcentagem do seu DNA que é originado de cada região étnica disposta em um mapa-múndi e em uma lista. E as apresentações são personalizadas. MyHeritage DNA preparou uma “experiência reveladora cativante” em que cada uma das 42 etnias têm uma melodia distinta, músicas compostas especialmente pra o projeto, com base em elementos culturais de cada região étnica. A apresentação pode ser exibida e compartilhada nas redes sociais. 

Bom, a pergunta que fiz em 2016 foi: “Quanto de europeu, ameríndio e africano tem meu DNA e qual etnia será uma novidade entre os meus ancestrais?” Para saber a resposta, clique na imagem abaixo e veja a apresentação da minha composição genética.

Caso não tenha conseguido abrir o arquivo, um resumo da minha composição genética (a distribuição estimada), é resumida assim (você poderá ver a sua, em detalhes, diretamente no site de MyHeritage DNA após os resultados):

Europa, 80.8%
Norte da Europa e Europa Ocidental (irlandês, escocês, galês, escandinavo e finlandês), 45.5%

Sul da Europa (ibérico e italiano), 33.1%
Europa Oriental (balcânico), 2.2%

Oriente Médio, 13.3%

América, 3.2%
América Central, 2.2%
América do Sul (indígena amazônico), 1.0%

África, 2.7%
Norte da África 1.6%
África Oriental (somali) 1.1%

Surpresas ficaram por conta da presença de DNA do Oriente Médio (13,3%), finlandês (3,2%), indígena da América Central (2,2%) e somali (1%), que não aparecem na genealogia tradicional, mas comprovam as migrações ocorridas ao longos dos últimos milênios.

MyHeritage alerta que a “Composição Genética é uma estimativa, ainda que o resultado dos algoritmos sofisticados seja baseado em grandes quantidades de dados. Algumas etnias são geneticamente bastante parecidas e difíceis de serem distinguidas de outras etnias, assim erros podem acontecer. Há também ocorrências de falsos positivos, especialmente com resultados com porcentagens muito baixas. Assim, recomenda-se que se trate a composição genética com moderação”.

Sobre meu haplogrupo genético, o R1b, identificado com o marcador R-M269, acesse Y-DNA.

Para fazer o teste, acesse MyHeritage DNA, adquira um kit de DNA e descubra suas origens genéticas! Uma viagem fantástica!

Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!