Editora Contexto lança no Brasil livro de um dos maiores nomes da historiografia francesa sobre a URSS e comunismo: História da Guerra Civil Russa 1917-1922
Entre outubro de 1917 e meados de 1922, uma guerra civil devastou a Rússia antes que os bolcheviques finalmente tivessem derrotado seus inimigos brancos e verdes e assumido o poder no lugar do deposto tsar Nicolau II. Foram quase cinco anos de destruição, mortes e até canibalismo.
É sobre esse período que o historiador francês Jean-Jacques Marie, um dos mais renomados pesquisadores sobre o tema, se debruça em História da Guerra Civil Russa 1917-1922 (Contexto, 2017). A consolidação do Estado soviético custou a vida de aproximadamente 8 milhões de pessoas – números que são discutidos no livro e que oscilam entre 8 e 20 milhões.
Dividido em doze capítulos, História da Guerra Civil Russa 1917-1922 não se atém apenas aos combates e batalhas (embora, com farta documentação original, tenha riqueza de detalhes), mas faz uma análise crítica da participação dos diversos grupos e vertentes políticas envolvidas, a presença e a “mão” estrangeira, assim como as insurreições camponesas e os “Exércitos verdes”, quase sempre excluídos das narrativas sobre a Revolução Russa.
Além da narrativa histórica, o livro de Marie conta ainda com fotografias, mapas históricos, a cronologia dos principais eventos entre 1917 e 1922, uma minibiografia dos principais líderes políticos e militares envolvidos e um glossário de termos políticos e de movimentos e instituições – o que facilita a compressão para um público não especializado.
Por Rodrigo Trespach
Compre o livro ou saiba mais sobre a obra no site da Editora Contexto.