Livro de especialista em revoluções socialistas do século XX e das esquerdas brasileiras narra de forma concisa a história das revoluções que sacudiram a Rússia e o mundo em 1917.
Lançamento de Companhia das Letras no mês do primeiro centenário da Revolução de Outubro – Revolução Russa ou Bolchevique – A revolução que mudou o mundo avalia não apenas os acontecimentos revolucionários do ano de 1917, mas também o processo histórico entre 1905 e 1921, o chamado “ciclo de revoluções russas”.
Escrito por Daniel Aarão Reis, professor da Universidade Federal Fluminense e pesquisador do CNPq, A revolução que mudou o mundo discute as grandes controvérsias políticas e historiográficas relativas ao tema e faz uma reflexão sobre o legado da revolução de Lênin, Trótski, Stálin Sverdlov e Maiakóvski entre outros.
Além das duas revoluções de 1917, a de Fevereiro e a de Outubro, Aarão Reis também analisa a importância histórica da Revolução de 1905, as guerras civis de 1918 a 1921, a Revolução fracassada de Kronstadt, que culminou com a substituição do socialismo democrático pela experiência de socialismo ditatorial. Faz ainda uma análise dos dois atores sociais extremamente relevantes e cuja contribuição normalmente é subestimada – quando não desconsiderada por completo: as mulheres e os camponeses.
O livro conta ainda com uma bibliografia extensa sobre as revoluções, um glossário e uma cronologia contendo datas nos calendários juliano (usado na Rússia) e gregoriano (usado nos países ocidentais).
Leitura altamente recomendável!
Por Rodrigo Trespach
Saiba mais sobre a obra no site da Companhia das Letras.