Contexto lança novo livro da coleção Povos & Civilizações: Os alemães, de Vinícius Liebel.
Os Alemães é o 18º título da coleção Povos e Civilizações, que iniciou com O Mundo Muçulmano e conta ainda com Os Mexicanos, Os Argentinos, Os Ingleses, Os Russos, Os Japoneses, Os Indianos e Os Escandinavos, entre outros.
O paranaense Vinícius Liebel é historiador e pesquisador da Europa contemporânea, com especialização em História política e cultural da Alemanha, com ênfase na primeira metade do século XX. É formado em História pela Universidade Federal do Paraná e possui doutorado em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim.
Dividido em doze eixos temáticos, como origens históricas, gastronomia, cidades, cultura, política e atualidades, a proposta da obra é mostrar os alemães e toda sua complexidade cultural; o passado (permeado de personalidades fascinantes e momentos sombrios) e o presente (um país moderno, que produz tecnologia de ponta ao mesmo tempo em que desenvolve consciência coletiva e senso de responsabilidade diante do mundo).
Com pitadas de informações sobre a “Kultur” germânica, Liebel traça um panorama histórico de onde surgem nomes da literatura, da filosofia e da música, como Goethe, Beethoven, Mozart, Kant, Hegel, Nietzsche, Marx e Einstein, entre tantos outros. Apresenta ainda as peculiaridades sobre algumas paixões nacionais, como o pão, a cerveja e a salsicha, com suas múltiplas variações regionais.
Livro aborda também temas modernos, de uma alemão/Alemanha menos caricato (geralmente apresentado/a como sendo do século XIX), como as questões ligadas ao feminismo, arte de vanguarda (música, cinema e literatura de língua alemã expressa por imigrantes), questões de gênero e meio-ambiente.
Uma pena mesmo é que Liebel tenha dedicado um espaço maior à temas já intensamente explorados pela mídia e muito populares (como as guerras do século XX e o Holocausto) e poucas linhas, por exemplo, às questões relativas a migração dos povos de língua alemã e seu impacto em outros países (os alemães foram grandes migrantes do último milênio, com núcleos coloniais em todos os cantos do planeta, incluindo o Brasil) e a Reforma Protestante (cujo impacto no mundo ocidental foi gigantesco, tanto político quanto, social e religioso).
Ainda assim, o livro é muito recomendável. O leitor terá uma ideia rica sobre a história e a cultura da Alemanha e dos alemães; de forma didática, direta e sucinta.
Por Rodrigo Trespach
Compre o livro ou saiba mais sobre a obra no site da Editora Contexto.