A Zero Hora de hoje (29.06.2011) publicou no Túnel do Tempo do Almanaque Gaúcho, do jornalista Mauro Toralles, matéria sobre os alemães no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Muito boa matéria para a divulgação do patrimônio histórico alemão no LN, o Mauro só esqueceu de informar que a colaboração para a matéria foi nossa…
A foto da matéria é o antigo sobrado do Pastor Voges (1801-1893), construído por volta de 1850 e provavelmente a casa mais antiga da colônia de Três Forquilhas (hoje município de Itati). Atualmente a casa pertence a Jairo Schmitt Blehm e enfrenta deterioração – já não tem mais o andar de cima – como mostra a foto abaixo, de Tiago L. Trespach:
A história do sobrado, e de outras casas da antiga colônia de Três Forquilhas, além da história da imigração alemã no Litoral Norte já esteve em exposições na Alemanha (2010/2011) e em São Paulo (2011). Para saber mais acesse minha página Exposições/Ausstellungen.
Fonte:
Zero Hora, Almanaque Gaúcho, Túnel do Tempo, de 29.06.2011, p.46.
Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com
Este casarao pertenceu ao avo do meu falecido marido Érico Schmitt da Rosa.
Saudades….
Parabéns! Gostei muito da divulgação Alemães no litoral. Minha família agradece. Att. Cristiane Schmitt.
Oba! Parabéns, um bom trabalho deve ser visto por muitos. Continua sempre assim. E nós estaremos revisitando nossa história pelas mãos de nossos pesquisadores. Abraços.
Tâmara