Palestra sobre Imigração Alemã na Semana Cultural em Domingos Martins, no Espírito Santo

Estarei proferindo palestra sobre a “Colonização Alemã no Sul do Brasil”  no dia 11 de novembro, às 9h, na cidade de Domingos Martins, no Espírito Santo, por ocasião da Semana da Cultura, que ocorre naquele município capixaba entre os dias 04 e 11 de novembro.

Entre outros palestrantes e atividades destacam-se:

A língua alemã e seus dialetos“,  palestra do Dr.Wolfgang Bendel, da Baviera, Alemanha, no dia 07/11/2011;

Burros e Pastores nas terras do Espírito Santo“, lançamento do livro do Pastor Heinz Soboll, no dia 08/11/2011;

História da colônia Santa Isabel“, palestra do Professor Joel G. Velten, diretor da Casa de Cultura de  Domingos Martins, no dia 09/11/2011.

As atividades, promovidas pela Câmara Municipal de Vereadores de Domingos Martins, ocorrem no auditório da Câmara, na Av. Kurt Lewin, 60, no centro da cidade.

A cidade de Domingos Martins é conhecida por suas atividade culturais: a  Sommerfest (Festival da Imigração Alemã), a Erntdankfest (Festa da Colheita), a Pommerfest (Festa pomerana) e a Blumenfest (Festa das Flores), entre outras.

Mais informações nos sites da Câmara de Vereadores (www.camaradomingosmartins.es.gov.br) e da Prefeitura Municipal de Domingos Martins (www.domingosmartins.es.gov.br)

Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com

Domingos Martins (ES)

A culinária, os costumes e a arquitetura não enganam. Domingos Martins foi colonizada por alemães. Localizado a 42 quilômetros de Vitória, o município é conhecido como a cidade do verde, famoso por suas cachoeiras e a famosa pedra da lagartixa ou Pedra Azul.

Em Domingos Martins encontra-se o famoso Orquidário Kautsky, que reúne cerca de 1.300 espécies de orquídeas e bromélias. O seu proprietário é o botânico Roberto Kautsky, descobridor de 150 espécies de orquídeas.

As primeiras 39 famílias de imigrantes a instalarem-se em Domingos Martins, em 1847, vieram, principalmente, da Prússia Renana. Alguns pontos turísticos revelam a influência da cultura alemã no município, entre eles o Memorial Joaquim Tesch e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana.

Já na Casa da Cultura e Museu Histórico, os visitantes poderão ter acesso a fotos, documentos, quadros, mobiliário colonial e objetos trazidos da Europa pelas primeiras famílias de imigrantes.

Famosa pela beleza natural, que inclui, entre outros atrativos, a Cascata do Galo, as corredeiras do rio Jucu e a reserva florestal Bremenkamp, a cidade está situada a 620 metros de altitude e possui uma população estimada em 31.224 habitantes, segundo censo do IBGE realizado em 2006. Sua área total é de 1.240,4 km².

Fonte: Pomeranos no Espírito Santo

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!