História do Mundo sem as partes chatas

História do Mundo sem as partes chatas

O autor Dave Rear formou-se em História na conceituada Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mas seu primeiro livro nem de longe lembra os complexos trabalhos da escola inglesa. Em verdade, alguns de seus pares sequer devem ter levado Rear a sério. Pelo menos quando ele decidiu narrar a História do Mundo de uma maneira totalmente diferente do que a usada na universidade. 

Ele escreveu sobre Carlos Magno: “O método que ele usava era bastante prático, pois oferecia às pessoas as quais ele dominava uma escolha simples: elas podiam aceitar a a salvação por meio do batismo na religião católica ou podiam ir para o céu um pouco antes do que talvez tivessem planejado”. E explicou assim a causa da Revolução Francesa: “A França estava falida e Luís VI compreendeu que a única maneira de pagar a mais recente visita da esposa ao cabeleireiro era aumentando os impostos”. E sem rodeios chamou Adolf Hitler de “Louco Monstruoso com um só Testículo”.

A maneira engraçada com que Rear concebeu e escreveu História do Mundo sem as partes chatas levou a Historical Novel Society, uma importante sociedade de História no Reino Unido, a sugeriu que o livro cairia bem como piada, “uma leitura agradável para uma tarde tranquila”.

Assim, de uma maneira leve e irreverente, usando diálogos que só existiram na imaginação criativa do inglês, é que Dave Rear conta a história da humanidade desde o Big Bang até a Guerra do Iraque, passando pelos principais eventos políticos, sociais e econômicos nos últimos 15 bilhões de anos.

História do Mundo sem as partes chatas deve não agradar aos historiadores, mas com certeza vai fazer quem não gostava da história contada nos bancos escolares dar umas boas gargalhadas.

Por Rodrigo Trespach

Compre o livro ou obtenha informações a respeito da obra no site da Cultrix.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!