Vermelho Brasil: a expedição de Villegaignon ao Rio de Janeiro

cartaz_BrasilVermelho

Vermelho Brasil

Uma produção conjunta Brasil, França, Canadá e Portugal, baseada no livro homônimo do escritor francês Jean-Christophe Rufin, Vermelho Brasil conta a história da expedição de Nicolas Durand de Villegaignon ao Brasil por volta dos anos 1550 e sua luta para criar uma colônia, a chamada França Antártica, no território conquistado pelos portugueses.

Como pano de fundo, as batalhas com Portugal, a história da fundação do Rio de Janeiro e a formação da identidade brasileira no primeiro século da colonização. O local escolhido por Villegaignon para sua aventura nos trópicos foi um trecho da costa inicialmente ignorado pelos portugueses: a até então virgem e selvagem Baía de Guanabara. A tentativa de conquista pelos franceses desse “éden terrestre” serviu como pontapé inicial para um maior engajamento dos portugueses na ocupação das terras que haviam descoberto.

Assim, de uma pequena fortaleza de madeira construída para combater os invasores – e que tinha como sede de armas uma ilha que até hoje carrega o nome de Villegaignon -, nasceu a cidade do Rio de Janeiro.

O projeto Vermelho Brasil conta esta história pelo ponto de vista de duas crianças, Just e Colombe, órfãos levados na expedição para serem treinados como intérpretes na relação com os “selvagens” nativos.

Mais sobre o filme na página da Globo Filmes

Um pouco mais: Muito embora efêmero, o empreendimentos francês no Rio de Janeiro deixou marcas profundas, de significativa importância religiosa, como a Confissão de fé da Guanabara (1558), uma das mais antigas declarações da fé reformada no mundo. A presença desse credo evangélico no Brasil consolidou-se somente com a imigração europeia, principalmente a alemã, no século XIX, quando foram estabelecidas colônias no centro-sul do país.

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!