No próximo dia 28 de julho o mundo vai parar para relembrar o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que este ano completa 100 anos. Até a deflagração da Segunda (1939-1945), a Primeira Guerra havia sido o maior conflito bélico da humanidade. E passado todo esse tempo ainda hoje é inacreditável que o homem tenha-se envolvido em um conflito tão sangrento e desumano.
A intrincada política de alianças dos grandes impérios da Europa e o clima tenso que pairava sob o céu europeu desde o final da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) viu as nuvens do grande temporal se precipitarem rapidamente em 28 de junho, quando Gavrilo Princip assassinou o herdeiro da Áustria-Hungria, em Sarajevo, na Bósnia. Exatamente um mês depois, em 28 de julho de 1914, sem conseguir resolver antigos ressentimentos, a Europa inteira entrava em guerra.
Para relembrar a história surgiu o projeto Europeana 1914 – 1918, um gigantesco museu digital sobre a Primeira Guerra. Centenas de milhares de documentos podem ser acessados no site www.europeana1914-1918.eu. A maior parte deles é oriundo de bibliotecas e arquivos, dezenas de milhares vêm de acervos particulares. Quase todas as fotos, filmes e documentos podem ser utilizados sem necessidade de licença (o copyright).
Assista o trailer do projeto clicando na imagem abaixo.
Rodrigo Trespach – www.rodrigotrespach.com