O romance O Alvorecer nos Pinheirais – Imigrantes alemães na terra das araucárias, da curitibana Marion Aranha Pacheco Muggiati, relata a saga de diversas gerações de imigrantes alemães que se fixaram no Paraná desde o século XIX. Cerco da Lapa, Guerra do Contestado, Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Ditadura Militar e Redemocratização: esses são alguns dos eventos que servem de palco às aventuras, descobertas, dificuldades, conquistas e cenas simples do cotidiano de personagens (fictícios) que retratam um pouco da história da imigração alemã no Paraná.
É o segundo romance de Marion, o primeiro, Berço Africano, foi selecionado pelo “Programa Mais Autores” da Editora Cidadela e lançado na Feira do Livro de Porto Alegre, em 2010. A par da carreira jurídica, a autora participa de entidades culturais (Círculo de Estudos Bandeirantes, Centro de Letras do Paraná e Centro Paranaense Feminino de Cultura) e encontra na escrita e na leitura ficcional seus momentos de lazer e de aprimoramento. O amor pelos livros vem desde a infância. Condessa de Segur, Maria José Dupre, Erico Veríssimo e Fiodor Dostoievski foram seus companheiros de infância e juventude.
Para entrar em contato com a autora acesse marionmuggiati.blogspot.com ou entre em contato pelo e-mail marion.muggiati@uol.com.br
Fonte: Divulgação