Mainz, cidade parceira de São Leopoldo

O Instituto São Leopoldo 2024 estará apresentado no dia 29 de agosto à sociedade leopoldense a indicação de Mainz, cidade alemã, capital do estado federal de Renânia-Palatinado, para ser a primeira cidade parceira de São Leopoldo, na busca de sua inserção internacional.

logo_isl2024_l
A apresentação é fruto de meses de pesquisa e alternativas e tem como origem algumas alternativas culturais, ambientais, sociais e econômicas, após estudos e comparações, com mais de 20 cidades alemãs, com critérios relacionados com as características atuais de São Leopoldo (entre 150 a 250 mil habitantes; estar a margem de rio, de onde retira sua sustentabilidade; com economia diversificada com ênfase em mecânica , química e Ti; com Universidade de renome internacional; e relacionada com o fluxo imigratório que tornou São Leopoldo – Berço da Imigração Alemã no Brasil.

O Instituto São Leopoldo 2024

Em março de 2009, um grupo de voluntários começou a se reunir com o objetivo de elaborar propostas para o futuro de São Leopoldo. Este trabalho ganhou formalidade a 23 de julho de 2010, quando foi oficializada a criação do Instituto São Leopoldo 2024.
 
A busca é de projetar atividades de longo prazo, para que a cidade tenha um instrumento permanente de planejamento do futuro do município. Experiências como esta estão ocorrendo em todo o mundo, com diferentes modelos, mas sempre buscando uma visão de desenvolvimento no longo prazo.
 
Em São Leopoldo, a escolha foi a independência para projetar livremente o futuro, buscando convergências que viabilizem o desenvolvimento sustentável de São Leopoldo, resgatando valores que fizeram no passado a cidade ter uma forte identidade, principalmente como fonte de conhecimento.

Fonte: Airton Corrêa Schuch, Instituto São Leopoldo 2024

Curta e compartilhe com amigos e interessados. Obrigado!